IMPOTÊNCIA SEXUAL MASCULINA E ACUPUNTURA
- contato784623
- 10 de set. de 2019
- 5 min de leitura
DEFINIÇÃO
A disfunção erétil masculina é a incapacidade de manter o pênis erétil para uma satisfatória relação sexual. Anteriormente chamada de impotência sexual, esta terminologia foi mudada para disfunção erétil.
A impotência sexual nada mais é a inabilidade para inserir o pênis na vagina e manter uma atividade por tempo de satisfação.
ANATOMIA DO PÊNIS
O pênis é dividido em três partes: cabeça, corpo e raiz, a cabeça é chamada de glande e é o ponto mais sensível do pênis. Enquanto está mole a cabeça é envolvida por uma pele chamada prepúcio que serve para proteger o pênis. Quando o pênis está ereto a pele se retrai e deixa a glande exposta.

CAUSAS MAIS COMUNS:
-CIRURGIA: Cirurgia do intestino grosso, reto ou próstata e radioterapia pode lesar vasos e nervos neste seguimento.
-VASCULARES: A arteriosclerose (endurecimento das artérias), derrame cerebral, cigarro, hipertensão, doença cardíaca.
-NERVOSAS: Problemas neurológicos, lesão da medula espinhal, esclerose múltipla, degeneração dos nervos, derivados do diabetes e consumo de álcool.
-DOENÇAS CRONICAS: Em função da própria idade.
-DIABETES: O diabetes pode lesar os nervos (neuropatia), os vasos sanguíneos (arteriosclerose), que levam o sangue para o pênis.
-HORMONAIS: Baixos níveis de hormônios podem causar disfunção.
FATORES RELACIONADOS AO ESTILO DE VIDA
-ALCOOL: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pode levar a disfunção erétil, assim como a desequilíbrios hormonais.
-FUMO: O fumo é o principal causador de disfunção erétil, pela diminuição da pressão do sangue para o pênis, causando vasoconstricção peniana.
-FATORES EMOCIONAIS: Excesso de trabalho, estresse demasiado e ansiedade são os mais comuns, com piora do quadro se fumante, e ou obesidade.
COMPLICAÇÃO DA DOENÇA
Qualquer condição patológica que afete o fluxo sanguíneo para o pênis durante o ato sexual, pode ocasionar a disfunção erétil. A situação pode se agravar muito se o paciente for portador de doença cardíaca, diabetes e pressão alta e obesidade.
SITUAÇÃO PSICOLÓGICA DO PACIENTE
Muitos homens apresentam problemas de ereção, e muitos destes problemas podem ser temporários ou não, depende muito de qual situação de saúde física ou emocional que o paciente apresenta.
O homem moderno acaba sofrendo inúmeras formas de pressão do cotidiano, onde leva o individuo a sofrer de um stress consequente, isto provoca uma serie de situações perversas, que podem muitas vezes diminuir consequentemente a libido e o prazer sexual.
A dificuldade em manter a ereção causa muito medo, pavor e muita ansiedade no individuo, isto piora muito o quadro, pois o nervosismo provocado pela idéia de “falhar” já causa uma baixa na libido e na auto-estima. As coisas somente pioram se o paciente não procurar ajuda.
Outras situações poderão estar envolvidas no plano emocional como o desgaste da afetividade e o desgaste no casamento, ou na relação de longa data.
IMPOTÊNCIA E MEDICINA CHINESA
A impotência é colocada como um distúrbio na medicina tradicional chinesa, portanto o padrão desarmônico ou processo patológico propriamente dito deve ser avaliado com cuidado caso a caso, pois haverá inúmeras possibilidades diagnósticas.
Dentre os padrões desarmônicos poderemos encontrar quadros clínicos como: Umidade e calor, vazio o Yang do Rim, vazio do Qi do Baço e Coração.
Usamos agulhas no corpo e em regiões especificas para tonificar os meridianos e provocar a vasodilatação peniana, dando maior estabilidade na relação sexual.
Os resultados são promissores logo nas primeiras sessões, claro que cada caso é um caso, precisa-se avaliar cuidadosamente
Diagnóstico da disfunção erétil na acupuntura chinesa
Humidade-Calor Impotência, edema e calor nos genitais externos, sensação de calor, comichão, urina escura, disúria, possível hematúria, dor que agrava com calor e é acompanhada de sensação de peso, urina com cheiro intenso, língua vermelha com capa amarela pegajosa, pulso deslizante e rápido.
Vazio de Yang do Rim Impotência, aversão ao frio, lombalgia que melhora com pressão e aplicações de calor, poliúria, frio nos genitais, sensação de conforto com aplicações locais de calor, zumbidos, lentidão física, tonturas, face pálida, língua pálida inchada, pulso profundo e lento.
Vazio de Qi do Baço e Coração Impotência, diminuição do desejo sexual, palpitações, fezes moles, sintomas podem agravar com longos períodos sem comer, astenia física, alterações de apetite, face pálida, língua pálida, pulso fraco.
Tratamento da disfunção erétil na acupuntura tradicional
Selecção de pontos para disfunção erétil na acupuntura chinesa: 6BP, 3VC, 2VC, 23B 6BP e 3VC é uma combinação simples e eficaz para tratar tanto problemas urinários como problemas relacionados com os genitais. 2VC é um ponto local importante. Tanto no 3VC como no 2VC devemos tentar fazer com que a sensação de Qi se dirija ao pénis. 23B é o ponto de assentimento do Rim. Outros pontos a usar: 32B, 33B, 34B, 1VC, 3F. Nestes pontos chamar a atenção para os pontos 32B, 33B e 34B que são de extrema importância no tratamento desta queixa. O ponto 1VC não é muito usado devido à sua localização. No entanto é aconselhado para este tipo de problemas. Quando puncturado deve procurar-se fazer o doente sentir sensação de Qi a irradiar até à glande.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:
Humidade-Calor: 9BP, 5F, 28E 28E é ponto local e elimina Humidade. 9BP e 5F são pontos distais. O ponto 5F além de eliminar Humidade-Calor também beneficia os genitais sendo, por isso, um ponto de eleição neste tipo de queixa com este padrão especifico. Outros pontos a usar: 10R e 8F são 5º pontos Shu e, como tal, ajudam a eliminar Humidade-Calor. Uma vez que os principais pontos para tratar problemas no sistema genitourinário são os pontos dos meridianos Yin da perna nunca devemos esquecer estes pontos.
Vazio de Yang do Rim: 4VG, 3R, 52B, 4VC 4VG, 52B e 4VC são pontos locais. Neste caso devemos dar atenção a vários pontos locais e recorrer ao uso de agulha quente ou moxa. Outros pontos importantes como 3VC ou 23B já se encontram no protocolo base.
Vazio de Qi do Baço e Coração: 15B, 20B, 12VC, 17VC, 36E Esta combinação é simples e eficaz. O ponto 36E é um ponto geral muito forte para tonificar o Qi. Os pontos 12VC e 17VC têm acção sobre o AM e AS respectivamente que é onde se encontram os órgãos afectados. Além disso são pontos muito bons para tonificar o Qi e são pontos de órgãos muito relacionados com os órgãos afectados. Finalmente temos os pontos 15B e 20B que são os pontos de órgão dos órgãos afectados. Outros pontos a adicionar: 2BP, 4BP, 30E, 6BP.
Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes acompanhantes da disfunção erétil na acupuntura chinesa:
Hematúria (sangue na urina): 8BP, 5R, 6F Lombalgia: 40B, 60B< Zumbidos: 2VB, 19ID, 21TA Tonturas: 20VG Palpitações: 6MC Fezes moles: 37E, 30E
BIBLIOGRAFIA RELEVANTE NO ESTUDO DA DISFUNÇÃO ERÉTIL NA ACUPUNTURA CHINESA
JUNYING, geng; Et Alli; Selecionando os Pontos Certos de Acupunctura: Um Manual de Acupunctura; Ed. Roca; 1ª Ed.; São Paulo, 1996
YANFU, Zuo; Et Alli; CHINESE ACUPUNCTURE & MOXIBUSTION; Compiled by Nanjing University of Tradicional Chinese Medicine; Publishing House of Shangai University of Tradicional Chinese Medicine; 1ª Ed.; Shangai, China, 2002
YIN, Ganglin; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; New World Press; 1ª ed.; Beijing; China; 2000
ZHIXIAN, Long; et ally; Acupuncture & Moxibustion; edited by Beijing University of Traditional Chinese Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1269-9, 1ª edição, Beijing, 1999
Comments