top of page

Métodos de Diagnóstico: Língua e inspeção ocular

Na medicina tradicional chinesa há quatro métodos básicos de diagnóstico: inspeção ocular, auscultação e olfação, interrogação e palpação. A história clinica e sinais e sintomas clínicos alcançados mediante os quatro métodos diagnóstico são a base da diferenciação das síndromes.


Cada um dos quatro métodos de diagnóstico são importantes no diagnóstico da enfermidade. Quando combinados os quatro métodos se pode obter um conhecimento completo e sistemático da situação da enfermidade e fazer um diagnóstico correto.




Inspeção Ocular e da Língua


A inspeção ocular é o método de diagnóstico do paciente por meio dos olhos. É feita a observação da expressão, a cor, a aparência e a língua do paciente.

Observação da expressão

A expressão é uma manifestação externa da atividade vital do corpo humano. Geralmente, se o paciente está em bom estado de animo, com gesto normal, olhos vivos e reação ágil, e coopera com o Acupunturista no exame, sua enfermidade é rápida e superficial. Se um paciente está deprimido, indiferente, tem olhos apagados, de demorada reação e inclui distúrbios mentais, e não coopera no exame, sua enfermidade é grave e profunda.

Observação do cor

A cor da pele varia segundo a pessoa (origem), e inclui a variação dessa mesma pessoa. Porém, a pele brilhante com cor natural se considera normal. Por exemplo, na China uma face normal é de uma cor amarela rosada e brilhante. As enfermidades afetam o brilho e a cor da face de diversos modos. Uma face vermelha e brilhante indica que a enfermidade é do tipo quente, uma face pálida sem brilho indica que a enfermidade é do tipo frio ou deficiência de sangue.

Levar em conta também a respeito as cores das excreções, tais como mucosidade, expectoração, borras, urina e leucorreia, o claro e branco indica xu (deficiência) e frio, o escuro e amarelo indica shi (excesso) e calor. É conveniente observar a cor da face sob luz natural, porque a cor verdadeira não se nota sob a luz artificial, pior ainda sob lâmpadas de cores diferentes.

Observação da aparência

Se observa o paciente para ver se seus movimentos são normais ao sentar, encostar, levantar, falar, se houver anormalidade nos movimentos do tronco e nos membros, e se o paciente é magro ou obeso. Se o paciente for obeso, em geral existe xu (deficiência) de qi e muita fleuma-umidade, se o paciente for magro, hiperatividade de fogo do tipo xu(deficiência). A paralisia dos membros, em geral indica insuficiência de qi e xue e obstrução dos canais (meridianos). As convulsões, os opistótono, os desvios oculares e da boca e as contrações nervosas dos músculos se devem geralmente a xu (deficiência) de yin e xue(sangue) e a mal nutrição dos tendões e vasos. Estes sintomas podem ser também provocados pela invasão de vento patógeno nos canais e colaterais.



Observação da língua


A observação da língua é da língua propriamente dita e sua saburra, é um importante procedimento no diagnóstico. A língua tem uma estreita relação com os órgãos zang-fu, os meridianos e colaterais, qi, xue e os líquidos corporais. Qualquer desordem se reflete na língua. Podemos diagnosticar  pela observação da cor, forma e condição de secura ou umidade tanto da língua como também a sua saburra e sua mobilidade. Uma língua normal tem seu próprio tamanho, uma cor pálida rosada, movimentos livres e uma capa fina de saburra branca sobre a superfície que não é nem muito seca nem muito úmida.

Existe uma série de manifestações da língua anormal, com sua mudança na saburra e significados clínicos diferentes.



Características da Língua


Língua pálida: Uma língua um pouco menos vermelha que o normal indicia síndromes de xu (deficiência) ou frio causados pela debilidade de yang e insuficiência de qi e xueou pela invasão do frio patógeno exógeno.Língua vermelha: Uma língua vermelha e brilhante indica síndromes de calor do tipo shi devido a invasão do calor patógeno e enfermidades do tipo xu causados pelo consumo interior de fluido yin.Língua vermelha escura: Uma língua dessa cor indica uma etapa grade de uma enfermidade febril em que o calor patógeno já está penetrado do exterior para o interior do corpo. Observa-se também nesses pacientes que sofrem enfermidades crônicas quando o fluido yin já foi consumido e o fogo endógeno é excessivo.Língua de cor púrpura: Ou com pontos de cor purpura, indica o estancamento de qi e xue, Indica também a preponderância do frio endógeno devido a deficiência de yang.Língua obesa (glossite): Uma língua maior e gorda, maior que a normal, macia e pálida e as vezes com marcada pelos dentes na borda da língua, indica deficiência de qi e yange retenção de fleuma umidade no interior. Uma língua obesa de cor vermelha escura indica a preponderância de calor patógeno no interior e hiperatividade de fogo no coração.Língua rachada (geográfica): Uma língua com estrias ou fissuras irregulares indica consumo de líquido corporal por calor excessivo, perdendo as essências do rim e com hiperatividade do fogo devido a deficiência de yin. A língua rachada congênita e a língua rachada sem sinais mórbidos são normais.Língua espinhosa: Brotos papilares vermelhos sobre a superficie da língua, estufados como espinhas, indicam hiperatividade de calor patógeno.Língua rígida e trêmula: Uma língua que é rígida e difícil de tomar, e dificulta  a fala, indica a invasão de calor exógeno e distúrbio da mente pela fleuma-calor. Indica também danos ao yin do fígado por causa do calor excessivo que agita o vento ou obstrução de meridianos e colaterais por vento-fleuma. O tremor da língua em enfermidades prolongadas indica frequentemente xu (deficiência) de qi e yin.Língua desviada: Indica a obstrução dos meridianos e colaterais por vento-fleuma.



Saburra da Língua


Saburra branca: A saburra branca da língua pode ser fina ou grossa, pegajosa ou seca. Uma saburra branca e fina é normal, mas em uma enfermidade exógena ela indica geralmente a invasão de vento-frio nos pulmões. Uma saburra branca e espessa indica frequentemente a retenção de alimentos. Uma saburra branca e pegajosa indica a invasão de frio-umidade exógeno ou a retenção de fleuma-umidade no interior. Uma saburra branca e seca indica a invasão de um fator viral.Saburra amarela: Uma saburra amarela na língua pode ser fina ou grossa, pegajosa ou seca. Uma saburra amarela e fina indica a invasão de vento-calor nos pulmões, porém uma saburra amarela e grossa indica a acumulação persistente de alimentos no estomago e nos intestinos. Uma saburra amarela e pegajosa indica acumulo de umidade-calor no interior ou bloqueio dos pulmões por fleuma-calor. Uma saburra amarela e seca indica o acúmulo de calor no estomago e nos intestinos que prejudica o yin (fluidos).Saburra negro acinzentado: Também pode ser úmida ou seca. Úmida indica frequentemente retenção de frio-umidade no interior ou frio endógeno excessivo devido a deficiência de yang. Seca indica o consumo de líquidos corporais por calor excessivo ou hiperatividade do fogo devido a deficiência de yin.Saburra descascada: Chamada também de “língua mapeada”. Se a saburra inteira some da superfície da língua ela é lisa como um espelho, se denomina “língua espelho”. As duas manifestações indicam crise de uma enfermidade prolongada em que o fator anti-patógeno é gravemente lesionado e o yin é totalmente consumido.


A mudança anormal da língua e sua saburra sugere mudar a natureza da enfermidade colocando a doença em diferentes aspectos. Geralmente, a observação das mudanças na língua é principalmente para saber se os órgãos zang–fu, qi, xue e líquidos corporais  estão em um estado xu (deficiência) ou shi (excesso), portanto a observação da saburra da língua serve para saber o estado dos fatores patógenos. Por tanto, no diagnóstico mediante a observação da língua é necessário haver uma análise sobre a mudança da própria língua e sua saburra. Tem que prestar atenção aos fenômenos falsos. Um tem a língua mais vermelha e sua saburra mais fina depois de comer e tomar bebidas quentes. Alguns alimentos e medicamentos  que mudam a cor da saburra da língua, por exemplo, a oliva, a amora e a ameixa podem colocar a língua tornando preto acinzentado, laranja, tangerina, riboflavina e a vitamina B, podem dar cor amarela a língua. E quem fuma ou toma álcool, até o café tem a probabilidade de tonar a saburra grossa e de cor amarelo acinzentado. Como a observação da cor da língua e sua saburra é um método importante de diagnóstico, é preferível fazer sob a luz do dia.

Comments


bottom of page