Obesidade – como tratar com medicina chinesa?
- contato784623
- 19 de set. de 2019
- 4 min de leitura
A obesidade tem deixado milhares de pessoas alerta, já que este problema é um fator de risco para uma série de doenças relacionadas ao excesso de gordura: pressão alta, artrite, apneia e derrame, diabetes tipo 2, colesterol elevado. De acordo com o Centro de obesidade e diabetes, pacientes obesos tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações podendo ser grave.
O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. As causas podem estar ligadas ao patrimônio genético, culturais, influências sociais, emocionais e ambientais, além dos maus hábitos alimentares.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 115 milhões de pessoas sofram de problemas relacionados à obesidade nos países em desenvolvimento. No Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso.
A obesidade é diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). É dividido o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.
• IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso • IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I • IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II • IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III
Reeducação alimentar e atividades físicas são necessários para o tratamento. Não é fácil mudar o estilo de vida, mas, é preciso sim mudar a alimentação com uma dieta específica para cada pessoa, com acampamento de um profissional e fazer exercícios diariamente. Muitas vezes existe a necessidade de intervenção cirúrgica. Cada caso é analisado criteriosamente.
Hoje, existem várias opções no mercado para tratar a obesidade. Uma delas é através da Medicina Chinesa. Como opções de tratamento, temos a auriculoacupuntura, acupuntura tradicional, catgut – o fio de sutura absorvível (nova técnica para o tratamento da obesidade), moxabustão, farmacologia natural, dietética chinesa, mecanismos de atuação da acupuntura no tratamento da obesidade, técnicas de transfixação com agulhas longas no tratamento da gordura abdominal.
De acordo com o professor Paulo Noleto, a medicina Chinesa, a acupuntura tem papel fundamental no combate à obesidade, uma vez que possui a capacidade de regular as funções orgânicas, contribuindo para redução do peso. Isso ocorre pela sua ação nos centros de regulação hormonal e no consequente aumento metabólico através do estímulo das funções orgânicas.
Algumas ações comprovadas da acupuntura no tratamento da obesidade como a inibição do apetite, inibe também a excessiva ação digestiva e a absorção, promove o consumo de energia, promove a distribuição de gorduras em especial a da cintura, reorganiza a função hormonal e os índices de colesterol e triglicérides, regula patologias derivadas da obesidade, etc. Os benefícios são excelentes e comprovados
Os Três Pontos da Obesidade para o emagrecimento – Zu san li, Dài mài, Zhong wan
E36 – zú san li

*Ponto Mar (He) do Canal Principal do Estômago (Wei)
*Ponto do Movimento Terra do Canal Principal do Estômago (Wei)
* Ponto com mais Qi do Movimento Terra do Canal Principal do Estômago (Wei)
* Ponto Mar Inferior (Xia He) do Estômago (Wei)
No aspecto anterior da perna, na linha conectando os pontos E35 (Dubi) e E41 (Jiexi), 3 cun inferiores ao ponto E35 (Dubi);
Nota: O ponto E36 (Zusanli) está localizado no músculo tibial anterior
Punção: Vertical de 1 a 1,5 cun. Este ponto é usado com frequência em moxabustão.
Justificativa
Este ponto é selecionado por ser o ponto Mar (He) do Canal do Estômago (Wei), assim como ser o ponto de Mar Inferior (Xia He) da Víscera (Fu) de mesmo nome. Este ponto auxilia no equilíbrio e regulação do fluxo de Qi pelo Canal Yang Ming e, consequentemente, o Qi de suas Vísceras (Fu), relacionando-se com o próprio Estômago (Wei) e o Intestino Grosso (Da Chang).
Indicações
Dor gástrica, vômito, solução distensão abdominal, diarreia, disenteria, constipação, mastite, dor na articulação do joelho e perna, edema, tosse, asma, emagrecimento devido a deficiência generalizada;
Regula o estômago, fortalece o Baço, transforma a Umidade: distúrbios do trato gastrintestinal.
VC12 – Zhong wan

* Ponto Alarme (Mu) do Estômago (Wei)
No abdômen superior, 4 cun superiores ao centro do umbigo, na linha mediana anterior.
Nota: O ponto VC12 (Zhongwan) está localizado no ponto médio da linha conectando a articulação xifo esternal e o centro do umbigo.
Punção: Vertical, de 0,8 a 1,5 cun ou oblíqua em direção aos pontos circunvizinhos (E21, VC10, VC15). Cuidado: peritônio/gravidez. A moxabustão é recomendada quando houver indicação
Justificativa
Este ponto é selecionado por sua ação local sobre a região do abdome, área onde tende a ocorrer o maior acúmulo de gordura em pacientes obesos. Este ponto é o ponto Alarme (Mu) do Estômago (Wei) tendo, desta forma, grande influência sobre as funções deste. Este ponto é também o ponto de influência (Hui) das Vísceras (Fu) influenciando todas, estimulando a função de trânsito e de eliminação, características típicas destas.
Indicações
Regurgitação ácida, distensão abdominal, dor intestinal, diarreia, vômito, icterícia
Harmoniza e fortalece o Triplo Aquecedor médio, diminui e regula o Qi, alivia dores, transforma a Umidade: doenças gastrintestinal, ” distúrbios de Umidade ” no corpo: esgotamento, sensação de peso, dores surdas/fixas, secreções turvas, etc.
VB26 – Dài mài

*Ponto de cruzamento com o dai mai
Na região lateral do abdomen, inferior à extremidade livre da décima primeira costela, no mesmo nível que o centro do umbigo.
Punção: Vertical, de 0,5 a 1 cun. Cuidado no caso de pacientes magros.
Justificativa
Este ponto é selecionado por possuir grande influência sobre o Vaso da Cintura (Dai Mai), como seu próprio nome indica. Sua seleção torna-se importante quando analisamos a informação que de acordo com pesquisadores chineses, quando o abdome apresenta um acúmulo muito grande de gordura, o Vaso da Cintura (Dai Mai) apresenta-se muito “apertado”, desta forma ele não consegue executar de forma adequada a sua função de controlar, regular, a ascendência e a descendência.
Indicações
Lombalgia, cistite, menstruação irregular.
Conduz o Calor e a Umidade para fora: disúria, nefrite, meteorismo, diarreia.
Manipulações das agulhas.
Os pontos VC12 (Zhongwan) e E36 (Zusanli) devem ser estimulados com agulhamento perpendicular de modo relativamente mais profundo, de acordo com as camadas de gordura apresentadas pelo paciente, quanto mais obeso, mais profundamente deve ser inserida a agulha, em seguida deve-se executar dispersão mediante movimentos de pistonagem.
O ponto VB26 (Daimai) deve ser estimulado por agulhamento bilateral e subcutâneo, com agulha de 4cun, de modo que a ponta da agulha seja direcionada para o ponto localizado do outro lado do corpo ao longo da parede abdominal. Para melhores efeitos terapêuticos, após a obtenção do De Qi, recomenda-se a utilização de estímulo elétrico nestes pontos por cerca de 40 minutos..
Commentaires